quinta-feira, 17 de julho de 2008

Coisas boas que podem te deixar fora do céu

17/07/2008 19:30h - Começamos o culto de hoje com a leitura bíblica do texto de Jeremias 1:1-12, onde a pastora Beth comentou que assim como foi com Jeremias, Deus sempre tem um chamado específico para cada um de nós, mas precisamos estar dispostos para atender o Seu chamado prontamente, pois temos a certeza que a capacitação virá dEle mesmo.
No louvor, cantamos os hinos do Cânticos de Louvor: nº. 01 Chuva de Graça, nº. 15 Segura minha mão; e, nº. 21 Pendão Real. A seguir a irmã Eliane Oliveira cantou “Mover do Espírito” (Armando Filho); e no momento do ofertório o irmão Ezequias Viana cantou “Muito mais de Deus” (Kleber Lucas).
No momento da palavra, a pastora Beth nos lembrou que muitas vezes fazemos coisas que a princípio são boas, mas quando feitas fora do propósito de Deus, se tornam em tropeço para nossas vidas, pois se constituem em desobediência o próprio Deus. O que nos lembra uma pregação do Pastor Albenir (nosso conhecido há muitos anos) “Fazendo a coisa certa da maneira errada”.
Muitos crentes estão vivendo uma vida sem compromisso com sua igreja; andam de um lado para outro em busca de bênção como se lhes faltasse alguma coisa. Por acaso, Deus só ouvirá nossa oração se estivermos no meio de determinadas pessoas ou em determinados lugares. Com certeza, não. Mas, se temos um compromisso com um grupo de irmãos e com uma liderança, através da nossa membresia e denominação, devemos zelar por esse compromisso. Assim, Deus mesmo nos abençoará pela nossa fidelidade. Serão as bênçãos que virão até nós. Deus nos pergunta hoje: “Onde estás?” Estamos realmente no centro da vontade do Senhor, ou fazemos o que queremos e depois dizemos que Deus tocou em nosso coração? (Gênesis 3:9)
O que precisamos entender é que aquilo que o Senhor tem preparado de bênçãos para nós só virá de colocarmos em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça; assim, as “demais coisas” nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).
Quando pensamos somente nas coisas deste mundo, deixamos transparecer que ainda não estamos verdadeiramente mortos para o pecado. É dessa forma que muitos têm vivido: como loucos, sem saber para onde ir, ou o que fazer, ou em quem se apegar, ou mesmo, em quem colocar a sua confiança. Parecem esquecer o Deus que servem, e com tal atitude deixam as dificuldades lhes afogar (Colossenses 3:2-3).
Quantos crentes, nos dias de hoje, querem ser independentes, fazem suas próprias reuniões e encontros, vão aos montes e a muitos lugares, e deixam a Casa do Senhor abandonada (Escola Bíblica Dominical, Evangelismo, trabalhos dos departamentos) e depois não sabem por que as bênçãos não chegam, e até aquelas bênçãos que tinham estão escapando de suas mãos (Hebreus 10:25).
Vejamos que no tempo de Noé e de Ló as pessoas estavam tão envolvidas em seu cotidiano (coisas normais: comprar, vender, casar, etc.) que deixaram de lado os alertas de Deus sobre o juízo iminente por meio da destruição em massa através da água e do fogo, respectivamente (Lucas 17:26-30). Estaria isso acontecendo no meio da Igreja hoje? Parece que sim. Infelizmente vemos crentes, até mesmo pentecostais, passando por situações que não precisariam passar, mas sofrem por não colocar o Reino de Deus em primeiro lugar nas suas vidas.
Foi o caso do povo escolhido de Deus – Israel –, o qual, mesmo diante de tudo que havia recebido de bênçãos (libertação do Egito por meio das pragas, abertura do Mar Vermelho, o maná e a água no deserto, travessia do Rio Jordão, queda das muralhas de Jericó e muitas outras), ainda assim estava esquecido do Senhor (Jeremias 2:32).
Todos precisamos melhorar, pois por mais que façamos, ainda estaremos em débito com Deus. Se é assim com quem já está trabalhando, quanto mais para aqueles que estão parados, fazendo quase nada na obra de Deus.
Quando aceitamos a Cristo de verdade, Ele é nosso cabeça com plena primazia em nossa vida, então nossa vitória é certa (Romanos 8:31). Entretanto, muitos convidados a andar no caminho do Senhor, que têm aceitado o convite inicial da salvação, na hora da festa, no momento de “chegar junto”, arranjam desculpas esfarrapadas para não participarem e assim perdem as preciosas dádivas de Deus; então, Ele chama novos convidados (Lucas 14:16-20). Por isso, Jesus disse: “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.
Deus quer que cada crente esteja atento para viver o Reino dos céus, pois quem for negligente não participará daquilo que Ele tem preparado para os seus fiéis (Lucas 15:24; Mateus 25:1-13).

Nenhum comentário: