terça-feira, 15 de julho de 2008

O sermão do monte

15/07/2008 19:30h - No culto de hoje a direção do louvor foi com a irmã Marilúcia, que cantou conosco: A Ele a glória (Diante do Trono), Sonhos de Deus (Ludmila Ferber) e Existe um rio (Diante do Trono). A seguir fizemos uma leitura devocional do texto bíblico de Mateus 5:21 a 6:34.
A pastora Beth fez a divulgação da Grande Cruzada Evangelística, que estará acontecendo em nossa igreja nos dias 25, 26 e 27 deste mês, com o tema “Itabuna Restaurada: por amor a você”, baseada no texto bíblico de Isaías 62.1. A pastora falou que conta com o apoio de cada irmão para a realização desse trabalho, na oração, na intercessão, no envolvimento, no suporte, na arrumação, na recepção, na divulgação (TV’s, rádios, ônibus, carros de som, cartazes e panfletos), e na solicitação do apoio das escolas próximas para liberação dos alunos do turno da noite para participarem da cruzada. Além disso, sabemos que são muitos os custos envolvidos e, portanto, no dia 20 (domingo) será tirada uma Oferta Especial de Amor em prol desse evento. Que cada irmão possa estar dando o seu melhor na realização dessa obra, que tem como principal objetivo a salvação e libertação de vidas, e assim Deus recompensará abundantemente a cada um.
Na meditação de hoje, para nosso crescimento espiritual, a pastora falou sobre o comportamento que Jesus quer que tenhamos nas diversas situações:
- Mateus 5:23-26 Jesus nos fala da importância de mantermos a comunhão uns com os outros. Devemos estar bem com Deus e com nossos irmãos. Pode alguém que está magoado com outro irmão na igreja participar da Ceia do Senhor, sem que esteja pecando ao fazer isso? Quando não existe amor e perdão, os semblantes ficam decaídos na presença de Deus, não se vê verdadeira alegria nos rostos. Portanto a reconciliação é fundamental
- Mateus 5:27-30 Aqui Jesus fala sobre o comportamento do homem, quanto à sua pureza e à cobiça em relação às mulheres. A Bíblia nos ensina que aquele que apenas olhar com desejo impuro e cobiça no coração para uma mulher já cometeu adultério com ela. O desejo carnal fora do propósito de Deus (marido/mulher) não pode fazer parte da vida do verdadeiro discípulo. Devemos colocar nossos membros em total sujeição à vontade de Deus.
- Mateus 5:31-32 Cristo condena o divórcio injustificado, que muitos chamam hoje de “incompatibilidade de gênios”. Segundo a palavra de Deus, o divórcio só pode ser concedido em caso de adultério/prostituição. E ainda assim, deve-se buscar primeiramente o perdão e a reconciliação entre o casal. A recomendação do Senhor é para o fortalecimento dos laços familiares, bem como o amor, a compreensão e o perdão entre marido e mulher.
- Mateus 5:33-37 O ensinamento de Jesus é para que haja firmeza nas palavras e nos tratos feitos pelos seus discípulos, tanto com Ele, como entre eles, quanto para com os que estão de fora. A Bíblia diz que não devemos jurar, mas cumprir nossas promessas e aquilo que dissermos: se sim, sim; e, se não, não. Não pode haver meio termo nem falsas promessas. O cristão deve ser exemplo nos tratos que faz.
- Mateus 5:38-42 Mais uma vez Jesus ordena o amor, o perdão e a misericórdia em vez da vingança, para seus discípulos, inclusive com relação aos seus inimigos. Nossa reação deve ser surpreendente para aqueles que se levantam contra nós. E assim o nome de Deus será glorificado através de nossas atitudes e reações.
- Mateus 5:43-48 Nosso dever é amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem. É difícil, mas deve fazer parte do cotidiano do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
No mundo que vivemos hoje, devemos seguir fielmente os mandamentos de Cristo, e apenas dessa forma seremos cristãos autênticos.

Nenhum comentário: