História

No Brasil

The Church By the Side of the Road

Segundo (SOUSA, João Bosco de - 2007) Tudo começa no ano de 1924 em um domingo como outro qualquer, se não fosse o local, e o que haveria de acontecer naquela bela manhã na cidade de Seattle (Washington) nos Estados Unidos da América. Um grupo de religiosos costumava reunir-se para realizar estudos bíblicos em uma escola de Seattle, aos domingos. Eram pessoas participantes de várias denominações que visitavam a Thandyke School para estudar e orar com o dirigente daquelas reuniões. Certo dia, Doutor Price dirigente daquelas reuniões passou por uma experiência inesquecível. Aquele grupo tinha como meta principal o estudo das Escrituras, para isso se reuniam naquela escola, porém Dr. Price mais e alguns daquele grupo que o acompanhavam, foram testemunhas de uma experiência espiritual. Segundo Dr. Price aquelas pessoas descobriram, naquele momento, os dons espirituais que Deus havia prometido em Atos dos Apóstolos. A ênfase daquela experiência do batismo com o Espírito Santo era o falar em outras línguas. Logo aquele local de reunião já não comportava a quantidade de pessoas que chegavam ali e tornava-se, então, inadequado para as reuniões, Vinham pessoas de várias partes da cidade para assistir aos estudos na escola bíblica dominical e experimentar aquela experiência que estava acontecendo na pequena comunidade que se formava. Uma propriedade localizada entre a Estrada Militar e a Rodovia do Pacífico que seria o local que Deus havia mostrado a irmã Hannah Gorenson para aquela comunidade adquirir. Era o começo daquela que seria chamada The Church By the Side of the Road (Igreja da (do lado) Beira da Estrada). Teve inicio então a agencia mantenedora de Harland, Hazel Graham e Harold e Ethel matson, missionários que viriam ao Brasil para evangelizar na nova fé pentecostal. not entend nother in english

A chegada ao Brasil

No dia 11 de novembro do ano de 1939 às 10:30h chegaram a cidade de Manaus no Brasil os Missionários Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Rader Graham enviados pela The Church of the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada) da cidade de Seattle nos EUA. Foram enviados pelo pastor Ralph J. Sander ao Cônsul do Brasil em San Francisco – Califórnia,o Sr. Alfredo Polzin, apresentando-os como missionários. Chegando ao Brasil deveriam entrar em contato com o superintendente da Sociedade Bíblica Britânica o Sr. Harold Moro que recomendou um contato com um casal de membros da Igreja Batista Regular que os recebeu hospedando-os em sua residência durante um período de seis meses, ensinando-lhes um pouco da língua portuguesa e ainda ajudando-os a conseguir uma casa para alugar na rua Alexandre Morim em Manaus. Foi neste período que Harland e Hazel Graham conheceram alguns membros da Assembléia de Deus (inclusive os missionários fundadores daquela denominação) que os receberam, contribuindo para o aprendizado da língua, costumes e cultura, bem como os trabalhos realizados por aquela denominação nos bairros e cidades vizinhas de Manaus. Nesse mesmo ano chegam a Manaus vindos do Canadá o casal de missionários: Ethel Wesley Matson e Harold Wesley Matson para auxiliar Harland e Hazel Graham. Iniciaram os trabalhos de evangelização e discipulado sozinhos, organizaram um templo no ano de 1941 e realizaram o primeiro batismo em terras brasileiras no ano de 1942.

Chegada ao Nordeste

Harold Matson viaja a convite, para Natal/Rio Grande do Norte no ano de 1945, logo depois chega Harland Graham e sua esposa, Hazel Graham. No dia 25 de junho de 1949, organiza-se em Natal a Missão evangélica Pentecostal do Brasil. A Igreja ficara conhecida como Tenda Catedral devido o uso de tendas de circo emprestadas pela Igreja do Evangelho Quadrangular)para as reuniões naquela cidade. O início da MEPB em Natal foi responsável por transformações nas igrejas desta cidade quando leva para Natal grandes tendas de lona para conferencias de avivamento com um Pastor americano da Igreja do Evangelho Quadangular, Pr. Eugene Stubbs. Esta fora a primeira vez que a cidade testemunha eventos de pregações em grandes aglomerações ao ar livre com curas de diversas doenças através da oração (SOUSA, João Bosco de - 2007). Logo depois a Igreja expandiu-se para o interior do Estado,como Lages e Angicos passando para João Pessoa em 1950,Fortaleza em 1955 e finalmente chega a Recife em 1963. Em todos os Estados por onde passou o início das atividades fora marcado pela armação de tendas.

Trabalho Social

A MEPB possui dois grandes seminários: em Fortaleza - Seminário pentecostal do Ceará e outro no Rio Grande do Norte - Centro de Treinamento Teológico Harland Graham. Possui ainda uma escola de ensino fundamental em Natal - A SEARA, um Orfanato na cidade de Macaíba/RN que abriga mais de 30 crianças.

Organização jurídica

A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, já com atuação em vários Estados no Brasil, cria seus estatutos e organiza-se com base nacional no ano de 1965, passando a ter uma sede nacional na cidade do Recife. Posteriormente, transferira-se para Natal, no Rio Grande do Norte. Estabelece-se então que a denominação seria dirigida em âmbito nacional por um colegiado denominado Supremo Concílio, composto de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro e três oficiais complementares. Logo após a 1ª convenção Nacional, a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil é registrada em Cartório e passa a ter existência jurídica efetivada, cadastrando-se no Ministério da Fazenda e adquirindo personalidade jurídica. No dia 30 de maio de 1965 fora feito o registro no 2º cartório e publicado em Diário Oficial de Pernambuco nº 95 neste ano, a inscrição dos Estatutos da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, pelo Missionário Harland Edwin Graham. No ano de 1968 acontece a primeira Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em João Pessoa. Apresentamos a seqüência dos Presidentes Nacionais da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil segue: Primeiro: Harland Edwin Graham (1967 a 1977). Segundo: William David Mercer (1977 a 1978). Terceiro: Aldo Augusto da Rocha (1979 a 1983). Quarto: Manoel Soares Filho (1983 a 1986). Quinto: (Izirlei Vieira Guimarães) – Vice-Presidente que substituiu interinamente Manoel Soares Filho até a realização da Próxima Convenção Nacional (outubro de 1986 a 1987). Sexto: Rex Joseph Jerry Stuckles (1987 a 1993). Sétimo: Manoel Soares Filho (1993 a 1999). Oitavo: José Azemar Luna Sales (1999 a 2003) e novamente é eleito em convenção Nacional para mais uma gestão até a convenção de 2005. Nono: Pastor Azemar Luna Sales é reeleito agora para um período de quatro anos a frente da Diretoria Nacional(SOUSA, João Bosco de - 2007)