terça-feira, 22 de julho de 2008

Chamado ao crescimento

22/07/2008 19:30 - A pastora Beth iniciou o culto de hoje com a leitura do texto bíblico de Salmos 25, e cantando junto com a igreja: Tu és soberano (corinho) e Eu decidi, Jesus (Grupo Koynonia). Em seguida, as irmãs Íris e Polyana louvaram ao Senhor com o corinho “Aqui eu vim para dizer”. Foi uma bênção.
No momento do ofertório, a pastora ministrou bênçãos a todos os contribuintes, ofertantes e dizimistas da igreja, bem como por aqueles irmãos que não estão tendo condições para que Deus abra as portas de trabalho e emprego.
Na mensagem de hoje a pastora falou sobre a necessidade da atitude de cada crente em prol do crescimento da igreja do Senhor Jesus, com base no texto bíblico:
“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2:37-47 RA)

Deus deseja ver sempre o crescimento de sua igreja. Não é porque Jesus falou que estaria no meio de dois ou três reunidos em seu nome que devemos nos acomodar ante o desafio do crescimento da igreja.
Quais algumas das características da igreja primitiva que fazia a mesma crescer em diversos aspectos e especialmente em número? Por acaso, aqueles primeiros crentes atraíam outras vidas porque eram muito ricos, prósperos, diferentes, especiais? Exceto, pelo fato de serem discípulos de Jesus – na verdade, a característica mais importante –, aqueles irmãos eram pessoas comuns.
Alguns pontos importantes, daquela igreja, que devemos atentar em nossa vida cristã dos dias de hoje:
1. Participe da Ceia do Senhor até que Ele volte;
2. Ame, perdoe e ore pelos seus irmãos e pelos inimigos;
3. Fruto do Espírito como parte do cotidiano; e,
4. Compromisso com o Reino e a obra de Deus.
Veja como eles perseveravam na doutrina dos apóstolos e rejeitavam as falsas doutrinas e ensinamentos. Tinham comunhão uns com os outros e com Deus, tendo apenas Jesus Cristo como foco de adoração. Participavam com grande alegria da Ceia do Senhor, partindo o pão, não apenas o da Páscoa, mas também o pão da Palavra. Continuavam constantemente em oração, na fé verdadeira e racional em Cristo; sem fanatismos, mas com grande amor a Deus, orando sem cessar.
Alguns crente sempre chegam perguntando onde tem oração; e o que Jesus mais valorizava a oração a sós com Deus. É muito importante o momento de oração em grupo, mas não dependemos (ou devemos depender) disso para falar com Deus. Nos dias de hoje, tem crentes que vão nas reuniões de oração nas casas dos irmãos já pensando no lanche, na torta, no salgadinho; e por tal costume, alguns irmãos que por vezes estão em dificuldades desistem de convidar reuniões de oração para seus lares.
O temor de Deus era uma característica básica dos primeiros cristãos. Com respeito à obra do Senhor e às suas lideranças, prestando contas de suas vidas, atividades e atitudes, eles faziam a diferença no meio do povo.
O resultado de tudo isso era que o poder de Deus se manifestava de forma maravilhosa, e assim mais e mais vidas se achegavam ao Senhor. Ora, se nós, vivendo ainda com necessidade de muitas melhorias em nossa vida espiritual, temos visto vidas salvas, libertas e abençoadas. Quanto mais quando vivermos a plenitude de um verdadeiro discípulo de Jesus. Para tanto é necessário que cada crente assuma um compromisso real com a obra de Deus. É isso que Ele espera de cada um de nós.

Nenhum comentário: