domingo, 15 de junho de 2008

Ingratidão consigo mesmo

Que culto abençoado! Foi louvor, oração e línguas estranhas no meio da congregação. Tinha fogo do céu descendo e agindo na igreja. A pastora Beth direcionou a igreja para um momento inicial de oração, e o mover do Espírito foi começando a queimar espiritualmente os corações, e o povo foi se quebrantando, chorando e clamando. Vimos alegria pelo poder de Deus e pelo renovo espiritual que chegou na vida de cada crente nessa noite.
Durante essa ministração o irmão Auro Bispo cantou "Faz chover" (Toque no altar) e "Andar dobre as águas" (Trazendo a arca); o irmão Ezequias Augusto cantou "Mais que uma voz" e "Vou seguir com fé" (Kleber Lucas); e, o irmão Isaac Nicholas cantou "Recompensa" (Cassiane).
O povo continuou envolvido na adoração; não queria mais parar de louvar, de orar. Continuamos louvando com "Agnus Dei" (Michael W. Smith), "Enche este lugar" (Vineyard) e "Reina sobre mim" (Nívea Soares).
Chegou o momento da palavra e a igreja estava pronta para receber de Deus a sua mensagem. A pastora Beth desafiou os irmãos a pensarem em um título para a mensagem, que ela perguntaria no final. A Escritura da noite, trazida através da pastora Beth foi:
Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, (Lucas 17:15 RA)

Quantos de nós têm sido abençoados por Deus? Tudo aquilo que o Senhor tem feito pelo seu povo, jamais deve ser esquecido.
No texto, vemos que dentre muitos abençoados e curados apenas um voltou para glorificar a Deus pela cura recebida. E o interessante é que ele nem era considerado como parte do povo escolhido do Senhor.
Infelizmente, até muitos cristãos agraciados com bênçãos de Deus estão alistados entre os nove leprosos: curados mas ingratos! Temos que refletir: "Sou um dos nove?" Será que alguns de nós, após a cura e a bênção, não temos sido como eles, se afastando mais e mais de Jesus, se envolvendo com nossos próprios interesses?
Deus nos chama hoje para voltar a Cristo. Glorificar e exaltar o Seu nome. Priorizar o reino de Deus e sua justiça. Sermos gratos a Ele.
Alguns até pensam: "Ah, eu tenho mais o que fazer, que voltar para agradecer." (Deuteronômio 32:6). Mas o Senhor nos alerta hoje para os ingratos que o que Ele uma vez deu, também pode tomar de volta. Entretanto, muitos têm tanta certeza de que estão certos, seguindo com os nove, que seus corações estão empedrados para a gratidão.
É importante ressaltar que aquele que voltou, também se prostrou e se humilhou: "Quem somos nós diante de Deus?" Então, porque tão poucos voltam? Devemos ter cuidado com nosso Deus Vivo, Fiel e Justo.
Seria melhor, até mesmo continuarmos "leprosos", mas dependentes de Deus, do que "sãos" mas condenados ao inferno pela nossa independência, rebeldia e ingratidão.
Muitos não voltam para agradecer, pois sabem que Deus exigirá compromisso com Sua vontade. Contudo devemos seguir o exemplo do samaritano que voltou, agradeceu, glorificou e teve como coroa das bênçãos recebidas a palavra salvadora de Cristo: "Levanta-te e vai; a tua fé te salvou."
PS.: O título da mensagem foi sugerido pelo irmão Luciano Oliveira, significando que não agradecer a Deus é impedir que suas bênçãos nos alcancem.

Nenhum comentário: