terça-feira, 17 de junho de 2008

Pais que sejam pais de verdade

Tivemos um grande ensinamento da Palavra de Deus essa noite, principalmente para as famílias no que diz respeito ao relacionamento entre pais e filhos, com base no papel e posição estabelecidos por Deus para cada um deles.
Na abertura, a pastora Beth leu o texto bíblico de Isaías 64.4, e cantou com a igreja os cânticos: Grande é o Senhor (corinho) e Verdadeiro Adorador (Alda Célia).
Foi dada uma oportunidade à irmã Regina Brito que contou da bênção de Deus, pela qual ela vinha orando há bastante tempo, chegando até mesmo a esquecer desse pedido. Ela orava para que uma pessoa a quem ela ajudou com um empréstimo há cerca de sete anos lhe pagasse o que estava devendo. Depois de tanto tempo, na semana passada, ao se aproximar de sua casa ouviu uma voz familiar chamando seu nome. Quando ela olhou, grande foi a surpresa: era a pessoa por quem ela orava para que Deus a fizesse prosperar para que lhe devolvesse o seu recurso.
E para a glória de Deus aquela pessoa realmente prosperou e pagou a dívida. A irmã agradeceu ao Senhor com o texto bíblico de Salmos 89:1, e a cada irmão que sempre ora pela igreja e os pedidos de oração dos irmãos.
Em mais um momento de louvor a igreja cantou "Os que confiam no Senhor" (Carlinhos Félix) e a irmã Evelyn Lueny cantou "Prova de amor" (Promessa D).
Deus realmente falou muito forte com as famílias essa noite. Com base no texto de Provérbios 23:13-14, a pastora Beth chamou a atenção dos pais para a importância da disciplina na criação dos filhos e no direcionamento dos mesmos no caminho do Senhor.
Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno. (Provérbios 23:13-14 RA)

As famílias vem passando por momentos difíceis, principalmente nos relacionamentos pais X filhos. Infelizmente, muitos pais (até crentes) não têm se colocado na posição de pais. Essa falta de cuidado na educação dos filhos está dando brecha para a desobediência, o desrespeito e a desonra. Os pais de hoje, por falta de conhecimento da Palavra de Deus, tem deixado o lugar de autoridade que o Senhor lhes estabeleceu. Disciplina e hierarquia são fundamentais na educação, mas é necessário que os pais exerçam seus papéis.
Pela liberalidade dos pais, filhos têm mentido, enganado e se tornado cínicos quanto às suas atitudes, tanto perante à família quanto à igreja e à sociedade. Ninguém pode viver sem limites; filhos desobedientes devem ser devidamente recompensados com castigos para que possam voltar ao caminho correto, assim como faz o Senhor (Hebreus 12:6-7). Deus quer que os pais voltem a assumir sua autoridade e responsabilidade dentro de suas famílias.
Filhos que honram os pais são abençoados por Deus; mas eles precisam ser direcionados à obediência. Se os pais não agirem para manter o respeito dos filhos, como estes poderão respeitar pastores, professores, as outras pessoas e a Deus? É responsabilidade pastoral alertar e exortar pais e filhos, doa a quem doer, pois é a Deus que prestará contas. Que ninguém ache ruim a admoestação, pois Deus chama a atenção de seus filhos, tanto para dar exemplo, como para mantê-los filhos.
A honra dos filhos aos pais proporciona bênçãos e vida longa; por isso muitos não vão bem na escola, no trabalho, em casa: não querem se submeter. Quantos pais tem criado seus filhos em uma vida de ociosidade e contribui dopara a perdição deles? Muitos pais pensam que basta os filhos irem a igreja, ou escola, para terem uma boa educação, mas a principal responsabilidade pela educação e formação dos filhos está sobre os ombros de seus pais, em primeiro lugar. Ora, Deus não que uma igreja de pais envergonhados.
Existem pais que pensam ser bons pais quando dão ou permitem tudo que seus filhos querem. Grande engano: estão colocando seus filhos a perder. Pois, onde há disciplina existe ordem e progresso. Todavia, para desonra do próprio Deus, nas escolas de hoje, muitas vezes, os piores alunos são os filhos dos crentes. É preciso mudar essa situação.
A igreja é feita de famílias; e se a família vai mal, a igreja passa dificuldade. Cada pai deve fazer a sua parte pela bênção de sua família, e assim, da igreja; pois é melhor os filhos chorarem hoje pela disciplina, do que os pais chorarem amanhã pela morte dos seus filhos.
Textos relacionados: Provérbios 10:13; 13:24; 19:18; 22:6,15; 29:15,17; Efésios 6:2-3; Êxodo 20:12.

Nenhum comentário: