domingo, 1 de junho de 2008

Seguir Jesus não é fácil

Hoje pela manhã não tivemos Escola Bíblica Dominical, pois hoje foi dia de Santa Ceia do Senhor. O grupo de jovens fez um momento de oração a partir das 08:30h e em seguida toda igreja fez um momento de 10 minutos de oração de joelhos desde as 09:00h.
Após o momento do louvor (Estrela da Manhã e Verdadeiro Adorador), a pastora Beth ministrou a Santa Ceia do Senhor, com base no texto bíblico de 1 Coríntios 11.23-29, onde cada irmão batizado nas águas e em comunhão com a igreja de Cristo, veio até a frente para tomar parte no pão e no cálice, símbolos do corpo e do sangue de Cristo.
Continuando, a pastora Beth falou sobre a realidade da vida cristã, com o tema "Seguir Jesus inclui sofrer perseguições, vencer as provas e perseverar até o fim". Nos dias de hoje surgem muitas explicações bíblicas, muitas promessas de homens; muitos crentes estão ficando confusos, em virtude dos profetas que só anunciam bênçãos. Estariam todos os que não crescem na prosperidade, em pecado? Por que tantos irmãos estão vivendo em dificuldades, quando a maioria dos pregadores atuais só proclama bênçãos?
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós.” (Jeremias 23:16-17 RA)
“Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?” (Jeremias 23:25-26 RA)
“Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.” (Jeremias 23:30-32 RA)

Deus não é deus de confusão: todas Suas promessas têm nEle o sim e o próprio Cristo é o nosso amém (2 Coríntios 1:20 e Apocalipse 3:14). Pode Deus cumprir promessas que Ele não fez, mas que foi anunciada por homens, como se fosse de Deus?
Devemos saber que Deus permite provações e que elas são para o nosso proveito (Tiago 1:2-4). Nem sempre o que acontece de dificuldades com os crentes é do diabo - como dizem alguns - mas pode vir de Deus tanto como castigo pela desobediência como para aperfeiçoar a nossa fé (Tiago 1.12-13).
A Palavra nos mostra que nossa entrada no Reino é através de tribulações (Atos 14:22); assim, mesmo que Deus não nos abençoe materialmente nesse mundo, devemos ter a certeza que a nossa esperança final está no céu (Marcos 8:34-37).
Deus é fiel para nos tirar das lutas e também para nos manter firmes em meio às provações (1 Pedro 5:8-10), mas em virtude da Teologia da Prosperidade, tão propagada hoje, muitos crentes estranham as provações (1 Pedro 4:12-14).
Deus deixa claro que os crentes passarão por provações, aflições e tribulações durante sua jornada nesta terra (João 16:33 e 1 Tessalonicenses 3:1-5).
Portanto, nossa alegria deve estar na nossa salvação, apesar de todas as dificuldades (1 Pedro 1:6-8 e Habacuque 3:17-18).

Nenhum comentário: