domingo, 8 de junho de 2008

Culto de Missões - O cego de Jericó

Hoje tivemos mais um Culto de Missões, onde trazemos nossas ofertas missionárias, paramos um pouco para refletir na ordem de Jesus à Igreja (IDE) e oramos pela salvação e libertação de vidas.
O Ministério de Louvor cantou: Vejo a vitória (Comunidade Evangélica de Nilópolis), A colheita (Alda Célia), Meu filho, não temas (Diante do Trono) e Vem, esta é a hora (Vineyard). O Irmão Isaac Nicholas ministrou com "Agnus Dei" (Michael W. Smith) e o irmão Auro Macêdo cantou "Você é especial". Foi um louvor muito abençoado;a igreja cantou de coração ao Senhor, e foi grande o mover do Espírito.


No momento do ofertório, a irmã Eliane Cardoso (Secretária de Missões) que estava na direção do culto, passou a palavra para o irmão Isaac Nicholas falar mais uma vez sobre a importância da oferta missionária, e chamar a igreja a contribuir mais para missões através de pequenos sacrifícios, para que vidas sejam alcançadas. Ele relembrou que podemos fazer missões indo, orando e contribuindo. Após essa palavra muitos irmãos fizeram compromisso de contribuir mensalmente com a oferta missionária, solicitando seus envelopes.
O pastor Tertuliano Viana, pregador da noite, informou que está implantando com apoio da pastora Beth (Secretária Regional de Missões) o projeto da Carta Missionária, onde cada igreja e congregação terá um cartaz no seu mural com as fotos, nomes e endereços dos obreiros vinculados ao campo regional BA-ES, para que os irmãos possam escrever cartas de encorajamento àquele obreiros. Cremos que será uma bênção para os missionários.


Na mensagem, o pastor Tertuliano usou como texto base:
"E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora." (Marcos 10:46-52 RA)

Jesus tinha um ministério itinerante, mas Bartimeu estava parado à beira do caminho na estrada de Jericó: sua vida estava estagnada, parada. Nos dias de hoje, muitos estão sem perspectiva, dependendo da ajuda do governo, de entidades etc.
Bartimeu ouviu falar de Jesus, que ele estava passando por ali - no ruído ele poderia ter pensado que era o imperador, o governador ou outra autoridade, mas reconheceu Jesus (Romanos 10:14).
Ele era cego, mas ouvia muito bem (o pior cego é o que não ouve). Muitos cegos espirituais também estão surdos (não querem ouvir a vontade de Deus).
Ele era cego, mas falava - quando soube de Jesus, aproveitou para clamar, pois tinha necessidade e reconheceu quem poderia supri-la. Não adianta clamar por qualquer um, é preciso clamar por Jesus para se obter a vitória. Bartimeu reconheceu em Jesus o Messias prometido por Deus através dos profetas, por isso clamava "Filho de Davi". Assim, foi humilde ao pedir compaixão e misericórdia, em vez de determinar o que queria. Tentaram impedi-lo de clamar, mas ele não se deu por vencido e clamou mais alto. Muitos, ao aceitarem Jesus e declararem sua fé entre os familiares e amigos, são rejeitados e até expulsos de casa. Mas diante dos empecilhos, o cego deu exemplo de perseverança, insistência e determinação. Devemos lembrar que ninguém passa despercebido aos olhos de Jesus, como no caso de Zaqueu (Lucas 19:1-10). Jesus nos conhece. Havia uma multidão em volta de Jesus, mas Ele parou para atender um cego. Jesus se preocupa com nossos problemas pessoais, tratando cada um de maneira individual e especial. Depois das vozes negativas (Cala-te), após o chamado de Jesus, Bartimeu ouve uma voz de esperança (Levanta-te; ele te chama).
Ele era cego, mas não tinha problemas nas pernas: quando ouviu o chamado de Cristo, levantou-se de um salto. Devemos ter isso como exemplo, quando Jesus nos chamar devemos ter rapidez para atende-lo, pois seu propósito é sempre o melhor para nós.
Jesus nos pergunta: "Que queres que eu te faça?". O cego respondeu que queria ver. E nós o que vamos responder? Qual o nosso pedido? Qual o nosso clamor? Aquele que nos pergunta tem poder para atender qualquer um dos nossos pedidos, desde que esteja enquadrado na Sua vontade. Ele podia ter pedido outras coisas: uma esmola, uma roupa nova, uma casa... Mas pediu aquilo que realmente necessitava.
Quem não se converteu a Deus, ainda vive nas trevas. Mas Jesus é a luz para os que vivem como cegos espirituais. Ora, Bartimeu, além de ser curado recuperando a visão, passou a ter uma nova vida, seguindo a Cristo.

Nenhum comentário: