quinta-feira, 29 de maio de 2008

Atenção ao que se fala

Com certeza, nós cremos que o agir de Deus é constante na vida daqueles que colocam a sua confiança nEle. No momento do louvor, cantamos: Saudai Jesus (hinário), Poder da oração (Alda Célia) e Rompendo em fé (Comunidade Internacional da Zona Sul).
No momento da oração, colocamos os nomes de diversos irmãos e de seus familiares para intercessão, diante do Senhor, orando pela cura, restauração, libertação e fortalecimento espiritual.
A pastora Beth lembrou à igreja que se recebermos de bom grado a palavra de Deus para nós, com certeza nossa vida será abençoada. Assim, ninguém pode alegar que já conhece tanto a Palavra que não precise continuar buscando o Seu conhecimento. Devemos aprender a ser bons ouvintes.
A mensagem da noite foi baseada no tema "Atenção ao que se fala", usando o texto bíblico:
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1:19-27 RA)

As palavras pronunciadas fora de tempo - mal escolhidas - assim como as ações, provavelmente nunca sairão da memória daqueles que se sentiram ofendidos: é preciso cuidado no que se fala. Nossa língua tem que ser controlada por Deus, caso contrário de nada serve nossa religião. O que ocorre é que sem cuidado e sem direção do Espírito, a língua humana tende à maldição.
Os crentes devem buscar sabedoria no falar para admoestar, despertar, consolar, confortar, exortar, nos fazendo luz diante dos homens. Devemos considerar a importância que Deus dá ao que pronunciamos (Tiago 3.1-2). Fique atento para a vida dupla no linguajar (Tiago 3.10-12). Deus nos chama, constantemente, como seus filhos, para vivermos de forma diferente do mundo (1 Pedro 3.8-12).

Nenhum comentário: