quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Notícias do Mali – Missionários Paulo e Mirian (10/09/2009)

Bamako, setembro de 2009.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8.28

Graça e Paz!

Quando a Palavra de Deus nos afirma que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus muitos pensamentos passam diante de nossa mente.

Há uma certa expectativa de se esperar o quê que acontecerá para se ver o que vai dar no final.

Há também uma certa consolação que nos diz que Deus está no controle e tudo dará certo. Estes são os momentos em que os problemas são visíveis, suas resoluções não são vistas, mas esperadas, há um misto de apreensão e espera.

Quando o apóstolo nos fala, em Romanos 8.28, ele tem em mente o Deus Eterno, que habita na eternidade e nos escolhe eternamente, e que tem um compromisso eterno de efetivar seus planos. Logo, seu compromisso é com o o­ntem, o hoje, o amanhã, e o sempre. O Deus que a tudo dirige e governa e é o Soberano sobre tudo e todos.

Este versículo relata o que temos vividos nestes últimos meses diante de todos os ocorridos em Tombouctou mais temos sido fortalecido no Senhor porque sabemos que, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Formação de Professores

Contamos com 10 nacionalidades diferentes, no total de 115 participantes! Os quais 68 seguiram as 6 semanas de formação. Este ano, o Cours Timothée (nome da formação baseado na forma pela qual Timóteo foi educado) teve pela primeira vez parte da formação em Bamako com uma cerimônia de abertura que reuniu, pela graça de Deus, um número considerável de líderes das igrejas da capital.

Durante as duas primeiras semanas da formação, os cursos puderam ser dispensados a mais de uma centena de pessoas nas dependências da escola cristã Lumière (luz) em Bamako. Seguidamente foi a mudança de toda a formação à Koutiala cidade mais ao sul do país onde anualmente sede a formação para assegurar as 4 últimas semanas de formação. Ali, os debates, ateliers, atividades diversas puderam prosseguir-se.

Para Mirian foi uma oportunidade única de prática o francês e abençoar muitos com suas habilidades manuais, o que ela mais recebeu foi convite para ensinar bordados e outros trabalhos manuais em escolas e centros profissionalizantes. Não perdendo tempo já ensinou alguns trabalhos mais práticos para professores da matéria de economia familiar.

Tombouctou

Como já temos compartilhado com você a situação política e religiosa que Tombouctou tem vivido nestes últimos meses, tem sido a cada dia mais instável, inseguro e incerto para seus habitantes, os estrangeiros, e como é uma questão religiosa os missionários e cristãos autoctones são alvo primordial. Devido os confrontos do exército do país e o grupo terrorista da Al'Qaeda muitos soldados malianos foram mortos e muitos feridos a ponto do hospital da cidade não ter capacidade de socorrer os feridos. O presidente ordenou uma pausa nos ataques até o término do período de chuvas.

Mantemos contato com a igreja assim com os cristãos da cidade, devido toda a insegurança da região após oração e conselhos não temos paz de retornar imediatamente. Mais também não temos direção de Deus de deixamos definitivo à região.

Estamos abertos ao quer Deus irá nos orientar para os próximos passos a tomar, uma coisa é certa temos paz em continuarmos no Mali mesmo com convites de ir para o Níger ou Burkina Faso, mais entendemos que é tempo de Deus para nós aqui no Mali.

O conselho do principal pastor da cidade Pastor Nouh Ag Infa YATTARA, é esperamos o final do Ramadan para assim podemos ter uma clareza da situação e vemos qual será o resultado de tudo isto assim como qual será a decisão final do governo referente ao novo código da família o qual mexeu bastante com a população islâmica e Tombouctou foi uma das cidades que houve manifestações contra este novo código o qual ainda não passou ser lei.

Seu conselho também para uma decisão em longo prazo sobre deixar ou não a cidade agora é cedo, seria bom esperarmos de 2 a 3 meses para assim com calma e consciente tomar uma decisão mesmo sendo a de deixar Tombouctou, como casal achamos sábio e temos paz neste conselho.

Informações recentes nos levam a ficamos mais atento ainda referente ao futuro de Tombouctou, ontem bem cedo (09/09) cargueiros da Líbia descarregavam muitas coisas das quais as únicas identificadas foi vista pela manhã (leite e bebidas). As outras coisas não foram vistas. O que se sabe é quer após visita de uma delegação no palácio do governo, de acordo com boas fontes, o filho de Kadhafi Saifou Adin (presidente da Líbia e atual presidente da comunidade Africana) mandou anunciar uma visita em breve a Tombouctou. Rumores dizem que será Kadhafi ele mesmo.

A sua oração continua sendo muito preciosa porque é o mesmo Kadhafi que drenou Tombouctou em abril de 2006 mais de 100.000 peregrinos por ocasião do aniversário do profeta Mohamed veio a Tombouctou declarado capital da cultura Islâmica para a zona da África em 2006. Na ocasião Kadhafi pregou uma mensagem que estigmatiza as caricaturas de Mohamed na Dinamarca acusando os judeus, os Cristãos, a Bíblia e os americanos serem os instigadores. A mensagem era tão violenta que a TV Nacional fechou a emissão, pois passava em outras cadeias internacionais.

Mali

Não podemos dizer que as coisas acalmaram em Tombouctou, mas ao contrário, se intensificou agora não só na região como em todo país, devido o novo código da família.

Enquanto grupos de direitos humanos estão a celebrar com o novo código da família recém-aprovada no Mali, que muda as leis de casamento e amplia os direitos das mulheres e crianças. Líderes muçulmanos prometeram, até mesmo ameaça de violência, para bloquear o código de tornar-se lei.

Mais de 50 mil muçulmanos malianos reuniram-se para protestar contra o novo código das pessoas e da família adotado pelo Parlamento.

Em resposta ao apelo do «Alto Conselho Islâmico» (HCI, na sigla original), a maior associação muçulmana do Mali, líderes desta religião julgaram o novo código contrário aos usos e costumes do país e à religião muçulmana.

De acordo com os muçulmanos, algumas das suas disposições, nomeadamente o casamento religioso, os problemas ligados à herança, à idade para casamento e o reconhecimento dos filhos nascidos fora do casamento, seriam «inspirados na civilização ocidental».

O código - em discussão há 10 anos antes da sua adoção, em 3 de agosto - inclui 1144 novos artigos, incluindo a definição da idade mínima legal para o casamento em 18 anos, a abolição da pena de morte, reconhece apenas os casamentos civis e expansão dos direitos de herança para as mulheres.

Desde que o Parlamento maliano adotou, o novo código que oferece prioridade, segundo os responsáveis muçulmanos, «as mulheres», as associações muçulmanas organizam marchas para condenar este código, instando assim o Presidente da República, Amadou Toumani Touré, a não o promulgar.

O presidente Amadou Toumani Touré, decidiu numa alocução televisiva, reenviar o Código das Pessoas e Família à Assembléia Nacional para uma segunda leitura.

“Tomei a decisão que se impõe, para a tranqüilidade e a paz social, de reenviar o Código das Pessoas e Família para uma segunda leitura para nos permitir obter a adesão e a compreensão dos nossos compatriotas”, disse o Presidente.

O projeto de lei, aprovado pelo parlamento, necessita da promulgação do presidente, para existir enquanto lei. O presidente definiu a promoção e defesa dos direitos humanos, assim como o respeito dos valores tradicionais como uma prioridade do seu mandato.

O Mali é um país Laico, ou seja, um país onde a religião não interfere na constituição dando liberdade religiosa. No entanto, como os muçulmanos são a religião majoritária e a maior parte da população, eles querem quer as leis do país sejam orientadas pela religião islâmica.

Bamako

Neste tempo de espera ficaremos na capital, porem agora mais que nunca ligados com Tombouctou, pois agora é momento de intensificamos mais e mais as orações por esta região assim como os povos e tribos não alcançados.

Orar pelos cristãos e os songhaï que tivemos contatos, orar pelos garibus (as crianças que estávamos em contato).

Durante o tempo aqui estaremos auxiliando a escola El Shalon, escola que mesmo estando em Tombouctou mantemos contato e dentro do possível atuamos mesmo estando a mais de 1000 km da mesma.

Sabemos que será um tempo de aprendizado, amadurecimento e crescimento, temos a certeza que Deus está no controle e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Agradecimento

Conseguimos um local para ficamos dentro das condições e recursos que temos, o mesmo está disponível para nós até janeiro.

Cuidado, amor, carinho e providência de Deus (física, mental, espiritual e financeira) neste momento.

No Amor do Rei das Nações.

Paulo e Mirian
Horizons Mali
A/c Paulo e Mirian Santos.
BP: E 3287
Bamako- Republique Du Mali – África
Fone: 00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354
Bradesco ag 1020-0 c/c 4.919-0
Brasil ag 0281-X c/c 15.937-9

Nenhum comentário: