segunda-feira, 20 de julho de 2009

Notícias do Mali – Missionários Paulo e Mirian (20/07/2009)

“Você e o seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.” (Êxodo 18: 18)

Wa Nda Hoy (Graça e Paz)!

Em nossa caminha missionária aprendemos muitas lições e uma delas é esta relatada neste texto acima.
Jetro, sogro de Moises, ao vê-lo julgando o povo de Israel quando o mesmo liderava o povo no deserto deu-lhe um conselho muito sábio essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.
O trabalho missionário entre os povos não alcançados não pode ser feito só por nós que estamos na linha de frente, deve ser uma parceria entre você e nós, pois a tarefa é pesada e não podemos fazer sozinho.
Quando olhamos para o desafio que temos no Mali somos gratos a Deus pelos irmãos e igrejas que tem estado conosco nesta tarefa na qual sozinho não podemos fazer. Alabarka (obrigado).
Mali05 07-2009
No dia 20/06 houve em Tombouctou o encerramento do ano escolar das escolas primarias porem desta vez de uma forma diferente e especial, a única emissora de TV do país realizou um evento onde filmaram e será transmitido em rede nacional.
Todas as escolas primárias da cidade foram convidadas e nós louvamos a Deus, pois mesmo a escola cristã não ficou de fora. A escola cristã si chama “Lumière” (Luz).
Nossas crianças do jardim apresentaram uma peça teatral mostrando a importância dos pais participarem da educação escolar dos filhos, fizeram uma recitação e cantaram uma música “a minha pequena luz eu vou deixar brilhar…” é uma música cristã onde apresenta Jesus como à luz do mundo e que nós somos chamados para ser luz também.
Mali06 07-2009
No ultimo dia 28/06 fiz mais um ano de Vida. Muito obrigado por você que orou, enviou uma mensagem e lembrou-se de mim neste dia tão especial, que o Senhor possa ti abençoar a cada dia mais com ricas e abundantes bênçãos.
No campo missionário ser lembrado em data como esta faz toda diferença, mais uma vez obrigado pelo carinho.
Tive um aniversario bem diferente mais gratificante, pois estou no local onde Deus preparou para nós.
Como já estava no nosso programa de vim para capital auxiliamos na formação sobre educação, saímos de Tombouctou as 07:00h da manhã certos que chegaríamos à capital no dia seguinte no máximo ás 05:00h da manha, porem devido à estrada que esta a cada dia mais difícil, o ônibus atolou varias vezes no caminho maravilhoso do deserto, nas tentativas de desatolar peças si quebraram e nossa viajem teve uma duração maior que esperávamos, chegamos à capital às 19:00h do dia seguinte. Louvamos ao SENHOR pois nada de grave nos aconteceu e assim vencemos mais uma vez os 1100 km da nossa cidade até a capital.
Mali07 07-2009
Do dia 13/07 ao 21/08 teremos uma formação sobre educação, esta formação é para qualificar os professores, diretores de escolas e todo o pessoal que trabalha com educação.
Será 6 semanas de aulas com professores da: França, Mali e Togo, os alunos vêm de diversos países da região: Mali, Níger, Burkina Faso e outros, já têm mais de 50 alunos inscritos.
Eu e Mirian já estamos na capital para si unir a equipe que trabalha anualmente, temos varias coisas para colocar em ordem até porque este ano teremos parte da formação na capital (Bamako) e outra parte em Koutiala, cidade mais ao sul do país.
Mali08 07-2009
Orem por esta formação:
- Proteção dos professores, alunos e todos envolvidos na formação.
- Recursos, o custo é alto, ainda não temos os recursos para o mesmo.
- Que Deus use esta formação para ampliar a visão, capacitando e qualificando todos que trabalham nas escolas cristãs.

Continuamos no desafio da renovação de nosso seguro de vida, até agora segundo e-mail que recebemos confirmando ofertas para este fim temos R$ 1.000,00 (mil reais), ainda nos falta R$ 2.000,00 (dois mil reais). Si ainda não teve a oportunidade de ser abençoado nos abençoando ainda dar tempo, abaixo está nossa conta bancária.
Temos aproveitado nosso tempo na capital para fazer algumas consultas médicas uma vez que aqui na capital temos opção de médico e etc.
Mirian teve uma emergência dentaria, não estava no nosso orçamento mais vimos à mão e o sustento de Deus neste momento.
Mali09 07-2009
Ao deixamos o norte do Mali onde moramos visitamos o chefe da aldeia que iremos a partir de setembro passar mais tempo.
Aqui na África é importante antes de ir morar ou fazer qualquer atividade em uma aldeia falar com o chefe da tribo, isto evita bastante transtorno.
Já faz tempo que viemos estreitando uma amizade com este senhor e orando para Deus nos dar a oportunidade de falar com ele e saber se poderíamos nos instalar na tribo. Glória seja dada ao Senhor que o mesmo sem problema nenhum permitiu e deixou claro que nos somos seus estrangeiros, seja qual for o problema que venha ter na tribo ninguém poderá mexer conosco sem primeiro falar com ele.
Mali10 07-2009
Nossa equipe precisou deixar a cidade de Tombouctou, por questão de segurança. Damos graças a Deus por estamos seguros, mas também oramos pelos muitos que ainda ficaram para trás. Ore para que a paz seja restaurada logo e que nossa equipe possa retornar o quanto antes!
Para que você entenda melhor a situação estamos numa região que constantemente tem rebeliões e conflitos.
Mês passado um grupo da Al Qaeda assassinou um coronel do exército do Mali em Tombouctou, o mesmo era informante do governo.
Daí o exército do Mali atacou a AL Qaeda e assassinou mais de 26 pessoas na fronteira do Mali com a Argélia, nos últimos meses o clima estava tenso em Tombouctou.
A cada dia aumentava o movimento do exército na cidade e a tensão tomou conto do local, até nossa saída de Tombouctou no dia 28/06 o que ouvíamos que todo movimento do exercito na região era porque estavam fazendo um treinamento.
A AL Qaeda até o momento não tinha revidado o exercito do Mali. Porem desde de sexta feira as coisas tomaram outro rumo.
A orientação dos soldados americanos foi que nós os estrangeiro saíssem da cidade por segurança, pois a AL Qaeda se preparava para atacar, neste final de semana ficamos sabendo que começaram o ataque a 80 km de Tombouctou.
Ore pela paz e que tudo esteja sobre controle até nosso retorno final de agosto para Tombouctou.

No Amor do Rei das Nações.

Paulo e Mirian
BP 166 Tombouctou Mali L’Afrique de l’Ouest
Bradesco ag 1020-0 c/c 4919-0
Banco do Brasil ag 0281-x conta 15.937-9

Nenhum comentário: