domingo, 14 de junho de 2009

EBD - Bereanos - "Cuidando do corpo com moderação"

14/06/09 11:30h - Escola Bíblica Dominical / Classe de Adultos: Bereanos / Lição 8: "Cuidando do corpo com moderação"

Subsídio Devocional: Os pecados contra o corpo

1. Pode o corpo pecar? Não! O corpo por si mesmo não tem poder algum. Porém, há uma lei que opera sob a força do pecado adâmico em todos os homens. Essa é a lei do pecado, que opera sobre os membros do corpo para pecar (Rm 6.6-23). Deus estabeleceu leis físicas para a mordomia do corpo. Essas leis físicas governam o universo e a vida física de cada pessoa. Porém, essas leis não governam isoladamente no corpo. Elas são regidas por leis superiores da alma e do espírito, e são denominadas de instintos naturais. Esses instintos são os impulsos naturais colocados pelo Criador no ser humano, capacitando-o para originar e preservar a vida natural. São os impulsos de alta preservação, de aquisição, de fome e sede, de procriação e de domínio ou posse.
2. Que significa pecar contra o corpo? Significa transgredir as leis que regem o funcionamento normal (1 Jo 3.4). O pecado manifesta-se no corpo através das cinco faculdades (ou sentidos físicos): a visão, audição, olfato, paladar e tato. Essas faculdades do corpo são distintas umas das outras, e exercem funções sob comando da alma e do espírito. Nenhum desses sentidos possui poderes morais ou espirituais. Esses instintos se expressam mediante o poder da alma racional do homem [...]" (CABRAL, E. Mordomia cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.60.)


CABRAL, E. Mordomia cristã. RJ: CPAD, 2003.
HOLLOMAN, H. O poder da santificação. RJ: CPAD, 2003.

Subsidio Extra CPAD
Comentário Universo Bíblico

Um comentário:

Unknown disse...

oi irmão é a poly gostei muito do blog da igreja ,o irmão flavio agradece a todos por ter lebrado da pasagem do niver dele ...paz