terça-feira, 3 de junho de 2008

O poder da Palavra de Deus

Em mais um culto de Ensino da Palavra, a igreja foi alertada para a necessidade de crescer no conhecimento da Palavra de Deus. O texto bíblico devocional foi Isaías 6, abrindo oportunidade para que os irmãos refletissem sobre a questão missionária e o chamado de Deus para os seus obreiros.
No louvor, a irmã Eliane Cardoso entoou os cânticos: Quão formoso és (corinho) e Te adoramos Deus (Pr. Genésio) e todos juntos adoramos o Senhor, Nosso Deus.
Continuando com a palavra, a irmã Eliane Cardoso, que é secretária de missões local, falou sobre a importância do trabalho missionário e do apoio das igrejas locais na sustentação financeira e espiritual dos missionários que estão anunciando o Evangelho. Em seguida, ela pediu que o irmão Isaac Nicholas, secretário geral da igreja local, fizesse uma explanação sobre a importância da oferta missionária. O irmão Isaac falou sobre nosso alvo mensal de oferta missionária (R$ 500,00) e que não temos atingido o mesmo há muito tempo. É necessário fazer algum sacrifício em prol de missões! Como podemos ajudar na obra missionária? Indo, orando e contribuindo. O irmão ressaltou que poucos irmãos têm contribuido para oferta missionária em nossa igreja local, então o potencial é grande para crescimento dessa oferta. Os irmãos entenderam a mensagem e vários solicitaram seus envelopes de missões. O culto de missões, especial para recebimento das ofertas destinadas ao trabalho missionário, é todo 2º domingo do mês. Esperamos que os irmãos façam pequenos sacrifícios (um lanche, um filme, um passeio etc) para que o evangelho seja mais e mais pregado nos lugares onde não podemos ir, mas podemos ajudar a enviar e manter (2 Coríntios 9:10). Por fim, a irmã Eliane leu o texto bíblico de Provérbios 3:9, que nos mostra o dever de cada crente em honrar o Senhor com suas rendas, pois o que temos não nos pertence, mas a Deus, somos apenas administradores.
O sermão teve como tema "O poder da Palavra de Deus", e a pastora Beth leu usou o texto bíblico:
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12 RA)

Hoje temos visto a Palavra de Deus sendo anunciada por vários meios: rádio, televisão, internet, muitas igrejas etc. Entretanto é necessário ter muito cuidado com o que ouvimos sobre a Bíblia, temos que examinar a doutrina que está sendo anunciada.
Muitas religiões têm suas próprias bíblias (bíblia vem do grego que significa livros); são distorções da Bíblia cristão evangélica protestante, como a versão católica (livros e trechos apócrifos) e a Tradução do Novo Mundo (Testemunhas de Jeová) etc.; às vezes são consideradas substitutas pelas religiões como: Livro dos Mórmons, Evangelho de Alan Kardec, bíblia de satanás etc. Nós cristãos evangélicos protestantes pentecostais temos como tradução tradicional das Escrituras Bíblicas para o português a versão de João Ferreira de Almeida.
Assim, podemos ver o poder da Palavra de Deus quando ela diz sobre si mesmaque ela é:
- viva (renova-se constantemente; fonte inesgotável de verdade e vida);
- eficaz (produz resultados reais; atinge os objetivos para qual foi proclamada; poder para transformar nossos pensamentos e sentimentos);
- mais cortante (os pregadores são os primeiros a receberem os efeitos da Palavra; ela vem para iluminar as motivações e atitudes humanas que encontram-se obscuras / 1 Coríntios 4:5; Deus conhece nossas necessidades e chega a acontecer que pensamos que a palavra foi diretamente para nós, e certamente é Deus que fala com Seu povo); e,
- apta para discernir (é pela Palavra que podemos distinguir entre a vontade de Deus e a vontade humana, a verdade e a mentira; ela é capaz de julgar o certo e o errado; pensamentos e propósitos do coração).
A genuína Palavra de Deus não traz confusão. Podemos ter a certeza de que a vontade de Deus e a fomra de agradá-lo encontra-se explicitamente declarada na sua Palavra.
Quando ouvimos tantas mensagens nos dias de hoje, devemos passá-las pelo filtro da Palavra de Deus. Ora, a Palavra é a espada do Espírito (arma espiritual de ataque). Não se confunda: fique com a palavra de Deus (Salmos 119:105).

Nenhum comentário: