quinta-feira, 26 de junho de 2008

Evolução Material X Involução Espiritual

26/06/2008 19:30 - No louvor o irmão Ezequias Augusto cantou "Deus Forte" (Kléber Lucas). A pastora Beth fez a leitura devocional em Isaías 14:1-23 e cantou com a igreja "Tu é soberano" (corinho) e "Jesus, nome dos nomes" (Comunidade Evangélica de Goiânia).
No momento do ofertório, o irmão Luciano Oliveira cantou "Aos pés da cruz" (Kléber Lucas).
Em seguida a pastora Beth fez menção do Culto de Inauguração da Sede Nacional da MEPB em Natal, com a presença da missionária Sonia Love (filha dos fundadores da nossa igreja Harland e Hazel Graham), que está acontecendo hoje.
Na mensagem com o tema "Evolução Material X Involução Espiritual", o presbítero Aristóteles Bispo usou como base o texto bíblico:
“Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.” (2 Samuel 11:2-5 RA)

O irmão teve um sonho muito forte em que Deus lhe tocava para meditar na importância que devemos dar ao crescimento e desenvolvimento de nossa vida espiritual.
Não temos recebido muitas bênçãos de Deus? Não temos prosperado materialmente? E como anda nossa espiritualidade? Devemos ter cuidado com a fraqueza espiritual; como diz a Palavra: "Quem está de pé cuide para que não caia" (1 Coríntios 10:12).
Segundo o texto bíblico, enquanto todos estavam nas batalhas e nas guerras, o rei Davi estava em casa dando oportunidade à tentação; bem que poderia resistido à tentação, entretanto arquitetou um plano para prosseguir no seu pecado.
Veja como um pequeno garoto (aquele que venceu o gigante Golias pelo poder de Deus) se engrandeceu e deixou seu coração se obscurecer trazendo grande maldição sobre sua família. Contudo, pelo arrependimento de Davi e pela grande misericórdia de Deus, ele foi perdoado e apesar de perder esse primeiro filho com Bate-seba, Deus lhe deu um segundo - Salomão -, que futuramente viria a ser o rei de Israel em seu lugar.
Sendo já rei, Salomão pediu sabedoria a Deus, e Ele entregou além do pedido, grandes riquezas, dos quais vieram fama e sucesso; todavia, Salomão se deixou envolver pelo que havia alcançado e pelas suas muitas mulheres, tornando-se um idólatra.
Veja como é difícil conciliar posses materiais e vida espiritual de verdadeira comunhão com Deus (Lucas 18:25).
Quantos que, quando chegaram á igreja, nada possuíam e depois que foram abençoados acabaram se esquecendo de Deus, da igreja e dos irmãos de fé. Surge então a pergunta: "O que eu fiz (ou tenho feito) com tudo aquilo que Deus me deu (ou me tem dado)?"
Precisamos aumentar nosso crescimento espiritual, a comunhão com Deus e o conhecimento de Sua palavra, em vez de focar nossos esforços nas coisas materiais. Deus não é contra a prosperidade material, mas não aceita ficar em 2º plano na vida daqueles que se declaram Seus filhos. É necessário que vivamos o arrependimento verdadeiro, para que não cometamos sempre os mesmos erros (Atos 17:30; Marcos 1:15). Bem como devemos viver o perdão verdadeiro, seguindo o exemplo e a ordem de Cristo (Mateus 6:12-15).
Como crentes nosso proceder deve estar tão em conformidade com a palavra de Deus que o perfume de Cristo possa exalar onde estivermos, através do nosso testemunho de respeito, obediência e fidelidade. De nada adianta estender as mãos para Deus e ficar com os pés no mundo (Tiago 4:4-10). É dever do cristão se afastar e mesmo condenar tudo aquilo que não procede e não agrada a Deus.
Nossa missão envolve levar a luz do evangelho para libertação daqueles que estão perdidos: familiares, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos. Temos cumprido essa missão ou o que já temos nos enreda? O clamor da igreja: "sara esta nação" deve ter contrapartida em atitudes. Não deixemos que nossa evolução material resulte em involução espiritual.

Nenhum comentário: